domingo, 15 de abril de 2012

Mais que uma joia. Um sacramento.


O valor de alguns objetos não está em seu preço, mas em nosso apreço por este objeto.



Este é o valor da minha gargantilha de pescoço, que nunca tiro para nada.
Decidi falar sobre este adereço antes de qualquer coisa, pois vocês verão ele por aqui sempre.

Mais que uma joia, esta gargantilha é um sacramento, pois possui uma história, um significado, sentimentos e lembranças. Mais que uma joia, esta gargantilha é um sinal de amor.

Quando nasci, minha avó materna mandou escrever meu nome em uma pequena pulseirinha de ouro, “Samantha”. Minha mãe escolheu o meu nome mesmo antes de saber o meu sexo, na verdade ela sempre soube: intuição de mãe que nunca falha, confirmou-se no momento do parto.

Samantha é nome de bruxa, mas não de bruxa má, de bruxinha boa. Minha mãe já intuiu muito da minha personalidade antes mesmo de eu nascer, e imprimiu sua sensibilidade no meu nome. Samantha!

Voltando à pulseirinha (que logo que comecei a crescer  já não servia mais no pulso)  ficou guardada por  longos 21 anos até ser “re-descoberta”. Minha mãe, antes de me mostrar e me entregar a plaquinha dourada com o meu nome, mandou aumentar a corrente da pequena pulseirinha, para que esta se tornasse a minha gargantilha, minha marca registrada, meu xodó. E quem optou por transformar esta plaquinha em marca, fui eu. Assim que minha mãe me devolveu minha pulseira, agora em forma de colar, ela nunca mais saiu do meu pescoço.

Para mim, muito mais que um acessório, esta gargantilha é um amuleto. Ela é um objeto sacramentado pelo amor das mulheres da minha família. É um lembrete de que tenho uma família que me ama. É um espelho para que eu seja corajosa como minha avó e minha mãe são. É quase uma parte de mim, pois me faz voltar aos momentos felizes da minha infância com a minha família, e momentos são tudo que temos na vida, nada além destes momentos são propriedade nossa.

Assim, para ter sorte com este blog, bem como tenho tido com tudo na vida, pensei que apenas dedicação não seria suficiente, e nada tem me dado mais sorte que este adereço, abençoado pela minha avó e pela minha mãe. Um objeto tão pequeno, com 8 letras gravadas, mas que diz muito mais que Samantha. Ao menos para mim ele diz muita coisa!

Convido a todos para que  cada um descobra em sua casa e vida, sacramentos, que recordam tantas coisas importantes para a caminhada da vida.


Beijos e uma ótima segunda,
Sam

Foto: Maria Melgarejo

7 comentários:

  1. Que bonito o colar e o texto!
    emocionante, você é muito sensível e escreve de uma forma bonita.
    Um beijo da Maria De Lourdes

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog. Estas de parabéns pela idéia, pelos belos textos e pela iniciativa de mostrar para as pessoas como a moda deve ser.
    Conheci seu blog pelo twitter. Vou acompanhar!
    Parabéns
    Lari. RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você conheceu o blog e gostou! Volte sempre!
      Um grande beijo,
      Sam

      Excluir
  3. Tão delicada tua lembrança neste mundo do descartável. Lembrei de um colar de pérolas que ganhei aos 15 anos e sobre o qual escrevi no blog http://visualquiteriafranco.blogspot.com.
    Vou revisá-lo, quem sabe?
    Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Quitéria!
      Acho que este seu colar deve ser mais lindo que qualquer um que possa ser comprado agora.
      Pois ele tem uma história e esta é somente sua!
      Um grande beijo,
      Sam

      Excluir
  4. nooh legal a historiaa!
    euu queria um colar com meu nome , mais nao acho por aqui!
    lindoo esse nomeee amoooo ele!
    :)

    ResponderExcluir