quarta-feira, 18 de abril de 2012

Entrevista: Adriana Bechara, da revista Glamour.


Neste mês, as bancas brasileiras receberam a primeira edição nacional da revista glamour. A primeira edição internacional, lançada nos EUA em 1939, se chamava Glamour Of Hollywood e tinha ninguém menos que Betty Davis na capa. Na nossa primeira edição, Juliana Paes foi escolhida para estampar a capa e contar seus segredos no miolo da revista.


Mas o que me faz escrever este post é a reportagem “Paquitas de Luxo” (pg. 80), uma entrevista com algumas ex e outras atuais “dasluzetes”, ou seja, vendedoras da Daslu, o império de luxo criado por Eliana Tranchesi (1947-2012). Para quem não sabe Eliana foi condenada a 94 anos e meio de prisão por formação de quadrilha, fraude em importações e falsidade ideológica.(Saiba mais aqui)

A entrevista de Alvaro Leme tem a seguinte introdução: “Reunimos sete moças que fizeram história na Daslu e perguntamos tudo que você sempre quis saber sobre a profissão de “dasluzete”, o mito Eliana Tranchesi...” Pera aí, eu pensei, será que perguntaram tudo mesmo que queremos saber sobre Eliana Tranchesi? O mito?

Quando li a entrevista tive minha resposta: não. Faltou perguntar o que as meninas de Eliana achavam sobre seus atos desonestos... Fiquei com uma pulga atrás da orelha: será que estas também são as opiniões da revista sobre a empresária?

Para conseguir a resposta, conversei com Adriana Bechara, diretora de moda da revista, que esteve em Porto Alegre para um bate papo durante o “Moinhos Preview”, evento do shopping Moinhos de Vento, que esta acontecendo esta semana e tem a curadoria de “As Patrícias”.

Já adianto que Adriana além de simpática, simples, gente como a gente (Sim, ela é tudo isso mesmo!) foi super sincera nas suas respostas, e no final da entrevista ainda comentou: “ adorei as tuas perguntas, viu?”

E eu adorei as respostas, Adriana!



Segue a entrevista com a moça, que antes de assumir a parte de direção de moda da Glamour foi Editora sênior de moda da Vogue Brasil.

S: Do ponto de vista da lei, sonegar imposto ou desviar dinheiro, como fazem alguns políticos, é usar ilegalmente dinheiro dos cofres públicos. Porque Eliana Tranchesi continua sendo “endeusada” como Mito mesmo após a comprovação de seus atos ilícitos, ao ponto da revista Glamour ter publicado uma matéria abordando somente os pontos positivos da empresária, sem fazer ressalvas, como se ela fosse um exemplo?


AB: Eu te diria que a Glamour não fez uma matéria sobre a Eliana, fez uma matéria sobre as “dasluzetes” e elas falaram sobre a Eliana. Algumas revistas fizeram matérias sobre a Eliana, não a Glamour. Eu acho que o fato dela ter ficado doente, e ter sido a criadora de todo este magnetismo em torno do mercado do luxo não elimina os defeitos dela ou os erros que ela cometeu durante sua vida. Existe um lado que é muito admirado e respeitado e existe outro lado comprovado, de que ela não foi uma pessoa ética nem profissional, como se espera de um empresário de moda.
A matéria foi sobre o Glamour que significou num determinado momento, ser uma “dasluzete”. Antes de todos os problemas fiscais que a Eliana teve, ser dasluzete foi muito glamouroso. Hoje não é como foi no passado, para algumas meninas pode ser uma referência, mas não como foi naquele ápice, quando não existia nenhuma suspeita sobre atividades ilícitas na questão fiscal da Daslu.

S: O que é moda sustentável para você? 


AB: É uma longa caminhada. A consciência de que você esta comprando de uma grife de empresários que tiveram uma preocupação social, é um começo, uma ponta de um iceberg que vai se tornar algo muito importante na vida das pessoas daqui pra frente, mas infelizmente ainda não é assim, a moda sustentável ainda é um mito.

S: O que você acha da moda do “Re-usar”?


AB: Sou suspeita para falar. É história. Gosto do estilo individual, que é uma coisa que cada vez vai crescer mais. Mas acho também que o desejo consumir uma roupa nova, se olhar de uma forma diferente, experimentar algo que você nunca experimentou, usar algo que você nunca usou, misturar uma renda com couro etc., é um reflexo do tempo em que você esta vivendo, é atualidade, contemporaneidade, e isso nunca vai acabar. Experimentar coisas novas é natural do ser humano, mas eu sou super a favor de misturar as roupas, ter uma peça vintage, principalmente se for de família, principalmente se for algo que não seja a tendência agora, e se a pessoa souber vestir isso de uma maneira própria.



Encantada com o despojamento e a simpatia da “guria”, pedi que ela assinasse a minha primeira edição da Glamour, e ela prontamente assinou e disse “Que legal, adorei, nunca assinei uma revista. Seu nome é com H?”, Adriana é exatamente tudo que se espera de uma editora de moda, por ser tão verdadeira ela se torna tão glamourosa.

5 comentários:

  1. Amei a reportagem da Glamour com as dasluzetes, só a respeito do q a fernanda diz q o menos glamouroso e servir café p quem estva na noite anterior no mesmo jantar.. N vejo mal algum,.Parabéns pela reportagem, n deixou nada a desejar, alias deixou sim, a vontade de ser maisuma dasluzete !! bjs as glamourosas de plantãoo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta,
      Também não vejo nada de errado em servir cafezinho. Mas nunca quis ser uma dasluzete. Acho um salario injusto, muito dinheiro, enquanto que quem realmente FAZ a moda,como as costureiras por exemplo, não ganham a metade do que uma bem nascida moça que vende na Daslu, e que precisa nada mais nada menos que ser rica, bonita e entender de moda...
      Acho um exagero, e para mim elas não são referencias, são modelos bem fakes.

      Excluir
  2. A Adriana saiu bem da saia justa, mas a revista querendo ou não chamou Tranchesi de Mito e não falou do que ela fez errado. Nenhuma revista falou. No Brasil é assim, bandido só fica na cadeia se for pobre.
    Gostei da entrevista. Boas perguntas

    ResponderExcluir
  3. Ola Samantha!!! A dona da Daslu errou, porém acho que existe algo que considero pior do que sonegar impostos, no mundo da moda que é o trabalho escravo imposto a pessoas que são obrigadas a viver em condições subumanas e exploradas diariamente. Adorei o post e a resposta da pergunta sobre: O que você acha da moda do Re-Usar concordo plenamente! Parabéns pelo trabalho! Bjos! Márcia http://coisabasicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia,
      muito boa sua colocação. Falo um pouco sobre isso no primeiro post do blog, sobre a moda do re-usar.
      Espero te ver sempre por aqui!
      Um beijo,
      Sam

      Excluir